terça-feira, 29 de setembro de 2009

Parque-escola Casa da Criança

AQUI ESTAMOS COMEÇANDO O NOSSO PROJETO
ESTA É A AREA DO PLANTIO DO PARQUE ESCOLA
E AQUI EU PROFª LORI E PROFª TAIS COM NOSSA TURMA

Dois Gols


A equipe do projeto Rádio-escola Paulo Freire reuniu-se no último dia 21 com representantes do comércio e serviço de Canarana - MT com o intuito de formar parcerias para a implantação da rádio escolar, objeto do projeto apoiado pelo Fundo Xingu. O resultado foi surpreendente: 12 parcerias estabelecidas e contribuições em equipamentos e instalações, assistência técnica, treinamento dos alunos, materiais para pesquisa, ponto de internet e divulgação.
No dia 22 ocorreu a final da eleição do nome oficial da rádio, processo que teve início no dia 18 quando cada sala da escola sugeriu um nome. Dos três finalistas o nome vencedor foi ESTAÇÃO JOVEM.
Parabéns a todos pela iniciativa!

Os parceiros: Rádio Vida Nova, Jornal O Pioneiro, Taurus Informática, Henrique Romio, Altemar Dias, rádio Capital do Araguaia, Prisma, Camaco, Eletro Padrão, A Constrular e ISA.

ECO1 natureza em vídeo - 10 vídeos sobre educação ambiental

Considerado o primeiro website de vídeos de educação ambiental da internet brasileira, o ECO1 que foi lançado em dez/2007 atualmente oferece 10 vídeos de acesso gratuito criados sob a supervisão do biólogo Fernando Periotto, doutor em ecologia pela UFSCAR e agora pretende distribuir seu conteúdo às escolas de todo o país.

Utilizado por professores e alunos como material de suporte didático nas aulas de ecologia e preservação ambiental, o ECO1 está em busca de patrocinadores para o novo projeto através do qual distribuirá gratuitamente 600 DVDs com seus vídeos à escolas públicas, professores e bibliotecas pelo Brasil.

Assista aos vídeos sobre temas como: aquecimento global, água, reciclagem, feira de orgânicos, biodiversidade etc. http://www.eco1.com.br/  ou faça download dos textos base de cada vídeo para utilização em sala de aula. http://www.eco1.com.br/download.html

domingo, 27 de setembro de 2009

Escola de Agrofloresta (jardinagem florestal)

Método “Um aluno por canteiro”.
Passar da aula de plantio de feijão no algodão para plantio de florestas.
Princípios que serão exercitados: Sucessão natural de espécies e criação de recursos naturais.
Para ensinar agrofloresta, baseado nas idéias proposta pelo pesquisador e agricultor Ernst Götsch, propomos que cada aluno tenha sua área para produção e aprendizado.
Esta área pode ser uma horta, na qual os canteiros devem ser muito bem preparados por quem sabe fazer canteiros, para que as crianças colham e se animem a plantar.
Os canteiros devem ser cobertos com matéria orgânica como capim, palha de arroz, papel picado. serragem, para que os alunos apreendam que a terra deve ficar coberta.
Após o preparo, os canteiros são divididos entre os alunos, de modo que cada aluno fique com pelo menos um metro quadrado.
Neste momento começa o feitio da muvuca (mistura de sementes de árvores), onde os alunos são apresentados às sementes das arvores que irão ser plantadas.
As sementes de árvores devem ser de muitas espécies, e em uma quantidade que garanta o nascimento de muitas árvores por metro quadrado (o ideal é que nasçam 10 árvores por metro quadrado). Com o tempo a natureza junto com o aluno vão fazendo o raleamento das árvores.
O professor tem que ter seu canteiro junto com os dos alunos. As instruções sobre o plantio são dadas na prática: o professor organiza os alunos em volta do seu canteiro, explicando e plantando a muvuca de arvores junto com as plantas que irão criar as arvores e servir de alimento como o rabanete, cenoura, milho, tomate, mandioca, banana e mamão entre outras.
Depois toda semana o canteiro tem que ser visitado e manejado, raleando as hortaliças e retirando o capim que nascer com a mão. Por volta de um mês começa a colheita da rúcula ou rabanete.
A avaliação pode ser feita dando notas aos canteiros, observando o capricho e a produção obtida, e o aprendizado que o aluno contar que teve no canteiro.
Nestes canteiros os alunos iram observar na prática:







Esquema de Plantio:
1) Comece primeiro fazendo os canteiros.
2) Divida os canteiros entre os alunos.
3) Os alunos contam quantas sementes de cada espécie de arvore cada um vai plantar na sua muvuca, determinando a quantidade e diversidade de espécies de arvores, fazendo o marco zero do que ele vai plantar para poder comparar com o levantamento do que germinou que será feito depois. Sugere-se também fazer o desenho em cartolina, localizando aonde pretende plantar cada semente e/ou a muvuca.
4) O Professor organiza os alunos em volta do canteiro dele; aonde ele planta sozinho as hortaliças e a muvuca de sementes para servir de exemplo.

Propostas de exercícios a serem feitos pelos alunos a partir dos canteiros:
1) Exercício de Português: redação sobre como foi plantar meu canteiro.
2) Primeira semana após o plantio: os alunos vão cada um para o seu canteiro para fazer a primeira observação e a capina seletiva, na qual os alunos tiram somente os capins que estão nascendo com a mão. Também fazem o raleio das plantas que nasceram deixando o espaçamento correto. Os alunos sempre devem ser incentivados a aumentar a biodiversidade de seus canteiros, plantando outras sementes que encontrarem.
3) Terceira e quarta semana: Continua o mesmo trabalho da primeira semana.
4) Quatro semanas: cálculo da colheita – rúcula, rabanetes e o que mais vier.
5) 1ª Avaliação individual dos canteiros
     Primeira reunião com os resultados de todas as colheitas e da evolução dos plantios.
     Exercício dois de matemática: Quais as porcentagens de sementes que nasceram? Qual a diversidade de espécies em cada canteiro e em toda a área?
     Exercício de ciências1: Quais são os tipos de solos, os tipos de animais do solo?
6) No segundo mês todo: Dar continuidade no manejo das plantas semanalmente: ver a necessidade de raleamento, condução e poda.
7) Continuar a colheita de quiabo, jiló, cenoura.
8) No terceiro mês já estarão colhendo milho verde.










Mais informações:
http://www.agrofloresta.net/
http://www.agrofloresta.net/album/main.php?g2_itemId=559
http://www.agrofloresta.net/hortas_sucessionais.htm  (canteiro circular) 

Cristina Velasquez (Instituto Socioambiental)
Osvaldo Luis de Sousa (Instituto Socioambiental)
30/06/2009